A saúde comemora no dia 05 de agosto o dia Nacional da Vigilância Sanitária



No último sábado (5), foi celebrado o dia Nacional da Saúde e o dia da Vigilância Sanitária. Data escolhida por ser aniversário de nascimento do cientista, médico, epidemiologista, Oswaldo Cruz, um dos maiores sanitaristas brasileiros. No cotidiano todos convivem com inúmeras ações sanitárias e muitas vezes não percebidas. Seja em um ambiente hospitalar, alimentação que consumimos, medicamentos que fazemos uso e até mesmo as limpezas de nossas casas e principalmente as empresas, que devem estar alinhadas para receber um fiscal. Os devidos cuidados sanitários surgiu no Brasil após a propagação de doenças transmissíveis em grupos urbanos, pois a população estava crescendo e o saneamento básico não os acompanhava.

A Servidora Pública pelo Ministério da Saúde, Maria Salete de Carvalho e palestrante do curso do Sincofarma/SP de Critérios da Vigilância Sanitária,  destaca alguns pontos em que as empresas precisam estar informadas:

  1. Principais critérios em VISA – Os critérios de VISA, estão estabelecidos em cada legislação específica e são atribuídos aos riscos, classificados como itens imprescindíveis: aqueles que têm impacto direto no produto, no processo, no controle de qualidade ou na saúde, necessários são aqueles também de impacto no produto, no processo, porém, um pouco menos do que o imprescindível, são de menor complexidade. E os itens recomendáveis, são considerados como sugestão de melhorias e ainda os itens informativos que são apenas para maior conhecimento da empresa.
  2. Com o que as pequenas empresas mais sofrem – Na maioria das vezes, pela falta de conhecimento e aplicabilidade da legislação, por isso o processo de adequação da empresa se torna mais difícil.
  3. Vigilância tem poder de Polícia – Sim, desde que atue com ética, postura e sabedoria. Não prende, mas, tem autonomia para autuar, para abrir processos e multar, com embasamento nas leis federais e se o inspetor for desrespeitado poderá usar de auxílio de polícia militar.
  4. Como receber um fiscal de VISA – Com naturalidade e pronto para atender qualquer questionamento que seja pertinente ao objetivo da inspeção, seja para uma resposta positiva ou negativa. Porque as não conformidades de uma empresa, em algum momento irão aparecer.
  5. Qual a importância da VISA – É um trabalho preventivo e corretivo, perante a saúde pública, é um direito de cidadania, faz parte da Constituição Federal alguém zelar por algo que as pessoas por vezes desconhecem. Por isto, técnicos capacitados e competentes devem trabalhar como inspetores de VISA, com conhecimento necessário para que haja coerência nas exigências e ações impostas.

Para outros esclarecimentos e importantes orientações sobre os critérios da vigilância sanitária, está agenda um curso no auditório do Sincofarma para o dia 20 de Outubro de 2017. Garanta a sua inscrição através do nosso site www.sincofarma.org.br/cursos

Fonte: Sincofarma-SP


Compartilhe


Comentários