Lisboa será sede de encontro farmacêutico



Ascoferj e outras entidades brasileiras participarão da ALCF|2017.

Entre os dias 5 e 11 de junho, os profissionais de farmácia poderão prestigiar a 1ª Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas (ALCF) 2017, que será realizada em Lisboa, Portugal, na Fundação Portuguesa das Comunicações. O evento terá a participação de portugueses, brasileiros e angolanos e contará com uma carga horária de sete horas diárias.

A Academia abordará quatro temas principais: Farmácia, Beleza e Estética; Inovação em Saúde; Serviços Farmacêuticos Centrados no Paciente; e Estratégia e Gestão de Marketing. Nos dias 10 e 11, a programação é externa e complementar à programação científica, com atividades lúdicas e socioculturais.

De acordo com o farmacêutico, consultor especialista em Estratégia e Gestão de Marketing Farmacêutico na empresa ID Consulting, em Portugal, e também organizador do evento, João Pedro Matos, a ALCF|2017 nasceu da experiência acumulada no mundo lusófono. “Nos dias atuais, as empresas e as entidades que representam e agregam valor aos profissionais e ao setor passam por inúmeros desafios e vivem em um contexto de mudanças de paradigmas. O intuito do evento é o de agregar valor e permitir a troca de experiências entre esses participantes para que possam ter bagagem para superar o que vem pela frente”, comenta.

Matos fez questão de enfatizar, na ALCF, assuntos atuais do setor farmacêutico, como a consulta farmacêutica e a administração de vacinas e medicamentos injetáveis nas farmácias. O público também terá a possibilidade de interação e networking com os convidados de Angola, Brasil e Portugal.

Para o consultor, a intenção é que o Brasil possa se espelhar no modelo de farmácias existentes em Portugal, mas, claro, respeitando as diferenças culturais de cada país. “Estamos preparados para receber um público exigente, atento e proativo no que se refere às temáticas previstas na programação da Academia e à realidade vivida em cada país. Essa primeira experiência será fonte de inspiração para a ALCF que acontecerá no próximo ano, em 2018”, adianta Matos.

Ascoferj participa da ALCF

No quarto dia de evento, o presidente da Ascoferj, Luis Carlos Marins, e o consultor jurídico da entidade, Gustavo Semblano, participarão da mesa-redonda Poderão os farmacêuticos ter um papel relevante na cobertura vacinal?, juntamente com a farmacêutica e gerontóloga Ana Lucia Caldas e o pediatra e infectologista Edimilson Migowski, presidente do Instituto Vital Brazil.

Para a Ascoferj, essa mesa-redonda será uma excelente oportunidade para a troca de experiências no que se refere à vacinação em farmácias e drogarias brasileiras e portuguesas. “No Brasil, o serviço ainda é novo e está sendo implantado. Em Portugal é uma realidade para farmacêuticos. Nossa intenção com esse intercâmbio é trazer para o País cases de sucesso e experiências que possam ser aproveitados pelos associados da Ascoferj”, comenta Marins.

Ainda segundo o presidente da Ascoferj, o modelo brasileiro de farmácia é um modelo transitório e não segue o mesmo padrão de Portugal, por esse motivo, a participação da entidade será efetiva no sentido de possibilitar o enriquecimento do assunto entre os diversos profissionais do segmento.

O consultor jurídico da Ascoferj, Gustavo Semblano, dará uma visão jurídica sobre o serviço de vacinação em farmácias brasileiras. No Rio de Janeiro, a Lei Complementar nº 167/2016 é a norma que estabelece regras para as atividades de vacinação em estabelecimentos farmacêuticos privados. “A lei ainda é recente e precisa ser mais debatida e democratizada. Entendo que, para o serviço ser prestado nas farmácias, é fundamental a presença de um profissional habilitado, com conhecimento científico e local adequado”, pontua Semblano.

A farmacêutica e gerontóloga Ana Lucia Caldas, que vai participar da mesa-redonda e também é membro da Comissão Científica e de Organização da ALCF 2017, acredita que o evento será enriquecedor. “É uma honra compartilhar minhas experiências com os participantes lusófonos. A oportunidade será positiva no sentido de poder reafirmar as atribuições, competências e responsabilidades do farmacêutico sobre a vacinação nas farmácias brasileiras”, diz Ana.

A Abrafarma também participará do evento dando destaque ao modelo de serviços de assistência farmacêutica implantado no Brasil pela entidade. O presidente executivo, Sérgio Mena Barreto, fará parte da abertura como convidado. E o coordenador do Programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma e professor da Universidade Federal do Paraná, Cassyano Correr, ministrará a palestra Serviços farmacêuticos nas farmácias do Brasil: em busca da sustentabilidade no dia 8 de junho. “Pretendo apresentar a realidade do Brasil e os desafios propostos pelo Programa. Também destacarei o novo posicionamento das farmácias enquanto espaços de saúde, com base em um modelo focado em serviços”, explica Correr.

A Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC) marcará presença com a participação da presidente Carmen Íris Tolentino. “A ocasião é excelente para estreitar as relações com Portugal, facilitando assim o intercâmbio entre nossos colegas brasileiros, portugueses e angolanos”, diz.

Carmen destaca ainda que o encontro vai permitir que o Brasil contribua com os países que estão em desenvolvimento, nesse caso, Angola, que ainda carece de informações. “Isso porque eles estão dando início a um caminho que já trilhamos. E Portugal será um modelo a ser seguido pelas farmácias e profissionais brasileiros”, garante a presidente da SBFFC.

Confira todas as informações no site da ALCF|2017 ou na página no Facebook:
Site: www.alcf.pt
Facebook: facebook.com/ALCienciasFarmaceuticas

Associados da Ascoferj têm desconto

Os associados da Ascoferj têm desconto de 10% nas inscrições da ACLF 2017. Para se beneficiar, é necessário enviar uma declaração confirmando que é associado da entidade para o e-mail euvou.aalcf2017@alcf.pt. Logo, a pessoa receberá a validação do desconto também por e-mail e os dados da conta bancária para que seja efetuado o pagamento do investimento. As inscrições serão validadas após a confirmação do pagamento.

Fonte:


Compartilhe


Comentários