Reunião preparatória do III SIRSS



Na última quinta-feira, 23, ocorreu a reunião ABES, para avaliação do lll SIRSS Simpósio Internacional de Resíduos Sólidos de Saúde. Aspectos como definição do tema, comissão organizadora, comissão de parcerias, patrocinadores e orçamentos com a apresentação das receitas do evento deste ano que foi de aproximadamente 37 mil, com total de 122 participantes, foram os principais tópicos.

Um dos assuntos abordados foi da Logística Reversa de medicamentos e embalagens serão os principais temas, ainda mais com a publicação do decreto 9.177/2017 da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, o qual amplia a obrigação contida nos sistemas de logística reversa.

O Sincofarma/SP esteve presente com o representante Juan Carlos que sugeriu alguns tópicos para serem estudados a fim de melhorias:

  • Como diminuir os custos de logística reversa;
  • Validação dos cases pela comissão avaliadora;
  • Atendimento diferenciado para portadores de alguma de deficiência;
  • Mini cursos ao invés de visitas monitoradas a centros de destinação final dos resíduos de saúde;

O Sincofarma foi escalado para fazer parte da comissão técnica do III SIRSS, a qual tem o propósito de definir o conteúdo do Simpósio e os devidos palestrantes, e juntamente com a Sindusfarma para estruturar, recrutar profissionais e coordenar uma equipe para a elaboração de uma Cartilha de “Logística reversa de medicamentos de uso humanos vencidos e/ou em desuso” para a população. Esta cartilha será distribuída a nível nacional. O custo deverá ter recursos no mercado para que seja patrocinada a cartilha.

 

Fonte: Sincofarma-SP


Compartilhe


Comentários