A insulina mais veloz do mercado



Chega ao Brasil uma versão ultrarrápida do produto, que pode ser usada por quem tem diabetes na hora da refeição ou minutos depois.

 

Pessoas com o tipo 1 e algumas com o tipo 2 da doença costumam obedecer a um verdadeiro ritual antes do café da manhã, do almoço ou do jantar. Elas precisam calcular a quantidade de carboidrato que pretendem ingerir e aplicar uma dose de insulina suficiente para dar conta da glicose fornecida pelos alimentos. A ideia é impedir que a taxa de açúcar no sangue suba ou caia demais depois. A injeção da dose estimada deve acontecer sempre com 15 a 30 minutos de antecedência à refeição, para dar tempo de o hormônio ser absorvido e cair na circulação.

Essa espera não é mais necessária com a Fiasp, uma insulina de ação ultrarrápida desenvolvida pela Novo Nordisk que acaba de chegar ao país. “O produto pode ser utilizado imediatamente antes ou até depois de comer, o que traz mais flexibilidade para o paciente”, explica Priscilla Mattar, diretora médica da farmacêutica. A medicação está liberada para indivíduos com diabetes com mais de 1 ano de idade e não apresentou efeitos colaterais dignos de nota nos estudos que antecederam sua aprovação.

 

Fonte: Saúde Abril


Compartilhe


Comentários