Ansiedade – Curso mostra como utilizar Plantas Medicinais em Formas Farmacêuticas



Controle da Ansiedade com Fitoterápicos” o momento exige um curso deste cuidado e será apresentado no dia 22/07, via online, com a professora Veronica Soares. Chancelado por universidade.

 

Com o objetivo de apresentar um formato mais tranquilo de lidar com esta fase de pandemia e a aflição provocada pela instabilidade, medo, perdas, enfim, diversas emoções consequentes desta circunstância,  o Sincofarma/SP irá mostrar como utilizar plantas medicinais em diversas formas farmacêuticas para o transtorno psicológico da ansiedade. O curso será ideal para a fase deste flagelo que estamos vivendo: “Controle da Ansiedade com Fitoterápicos” . A farmacêutica bioquímica, Dra. Veronica Soares, pensou num formato online para atender ao momento do isolamento social e abranger a capacitação de alunos e profissionais a nível nacional.

 

SINAIS DA ANSIEDADE 

Muitos são os sentimentos de preocupação que nos remetem aos sinais de alerta para a ansiedade neste momento de pandemia. Estamos vivendo um bombardeio de novidades com constantes informações que nos geram incertezas, provocando o nervosismo e medo. Reações naturais do corpo para nos ajudar em novos desafios e situações de perigo.

Os casos de estresse, ansiedade e depressão dispararam nesta quarentena. Segundo a OMS, o Brasil já era considerado o país do mundo, mesmo antes do coronavírus, com pessoas mais ansiosas, estimando 18milhões de brasileiros convivendo com o transtorno. Atualmente, o cenário está muito pior devido ao período, podem deixar marcar traumáticas.

As pessoas estão com medo em relação ao futuro incerto: Quando isso vai acabar? Vou pegar covid? Será que estou com covid? Vou ficar desempregada? Minha empresa vai fechar? Minha avó vai pegar a doença? Será que posso sair de casa? São tantas as dúvidas sem respostas, que levam só a uma consequência: à Ansiedade.

O transtorno provocado pela ansiedade, é uma das principais causas de suicídio no mundo, principalmente quando se apresenta com intensidade grave e de longa duração. Quando é leve ou moderada também é propensa a se tornar uma condição de saúde perigosa e ter influência na vida pessoal, social e no trabalho. Entre os sintomas mais presentes estão as frequentes mudanças de humor, solidão, apatia, fadiga e falta de estímulo. As causas podem ser diferentes e, entre elas, a genética é capaz de ser um motivo. Atualmente, com o isolamento social, causado pela pandemia, a ansiedade está aflorada na sociedade, por estarmos vivendo momentos de angústias e incertezas.

O uso de plantas medicinais para o tratamento de doenças é uma prática milenar, como o consumo de chás, preparações caseiras, ou ultimamente com os medicamentos fitoterápicos. Os mesmos passam por procedimentos farmacotécnicos para se serem introduzidos em formas farmacêuticas. Para ansiedade, a forma se coloca com a finalidade do controle da patologia.

Os medicamentos fitoterápicos, obtidos a partir de plantas medicinais podem se apresentar como uma alternativa para a utilização de antidepressivos e ansiolíticos, visto que esses tendem a surtir efeitos colaterais no paciente, como dependência.

Pensando nisso, o curso de  “Controle da Ansiedade com Fitoterápicos”, do próximo dia 22 de julho, quarta-feira, que acontecerá das 14h às 17h, através da plataforma Zoom, irá trazer algumas dicas importantes para mostrar aos profissionais das farmácias como utilizar as plantas medicinais.

 

Objetivo e temas

O curso ensinará a utilizar plantas medicinais em diferentes formas farmacêuticas com a finalidade de controle de ansiedade, através dos seguintes tópicos:

  • Mecanismos fisiopatológicos de ansiedade – gatilhos
  • Plantas medicinais utilizadas para ansiedade
  • Formas Farmacêuticas de fitoterápicos para tratamento de ansiedade

O Sincofarma/SP enviará o ID de acesso e senha, para assistir online através da sala da plataforma Zoom, e o curso é transmitido em simultanêo pelo nosso canal do Youtube. Porém, só podem ter direito à participação da aula, como o acesso à apostila, e principalmente ao Certificado, quem se inscrever na sala.

Saiba quem é a professora

Dra. Verônica Soares

  • Graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio
    de Mesquita Filho (2002);
  • Mestre em Biotecnologia pelo instituto de Química – UNESP Araraquara (2005);
  • Doutorado pelo instituto de Biologia – Programa de pós-graduação em Biologia
    funcional e Molecular, área de Bioquímica;
  • Docente da Universidade Paulista UNIP e Unianchieta, Jundiaí-SP, nas disciplinas de farmacologia, atenção farmacêutica e farmacoterapia;
  • Docente dos cursos de Pós-graduação pelo ICTQ, Racine, Ipupo;
  • Experiência internacional na Espanha, Alemanha, Itália e EUA;

 

Para saber mais sobre o curso, acesse nosso site e inscreva-se, através do cadastro do aluno.

Para dúvidas ou maiores informações, entre em contato com o Sincofarma/SP:

e-mails: cursos@sincofarma.org.br / comunicacao@sincofarma.org.br

Tels: (11) 3224-0966 / (11) 94387-2305

 

Fonte: Comunicação Sincofarma


Compartilhe


Comentários