As Farmácias devem Orientar sobre a Importância das Vitaminas



É a dica magistral desta semana da Dra. Liliane Barros que mostra o que se pode acarretar de problemas a falta de muitos compostos vitamínicos diários. 

 

Sabemos o quando é importante uma alimentação equilibrada e muitas vezes não conseguimos repor as necessidades diárias com a alimentação.

Quantas frutas conseguimos comer por dia? Quantos legumes

Será que estamos ingerindo tudo o que precisamos?

Tomamos aquele solzinho gostoso todos os dias? E a nossa vitamina D como está?

A necessidade diária varia de acordo com o sexo, idade, problemas de saúde e a alimentação.

As vitaminas são compostos orgânicos que não são sintetizados pelo nosso organismo, assim, necessitamos acrescentar através da alimentação ou por suplementação. Elas são indispensáveis ao organismo, o metabolismo necessita delas para um bom funcionamento.

Além disso promove o crescimento e previne doenças.

Os cabelos, a pele e unhas ficam mais bonitos e o sistema imunológico agradece.

Quem não ouviu falar na farmácia: meu cabelo está caindo, minhas unhas estão quebradiças, estou sempre com resfriados. Estes podem ser sinais que a alimentação está deficitária e é necessário uma suplementação.

 

A falta ou diminuição delas acarreta a hipovitaminose e o consumo exagerado leva à uma hipervitaminose. Precisamos também ter cuidado com os excessos.

 

  • As vitaminas C e E são potentes antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres que prejudicam a saúde e promovem envelhecimento precoce.
  • A Vitamina A é importante para saúde da visão, pele e doenças degenerativas. Onde a encontramos? Gema de ovo, fígado, peixes oleosos, na cenoura, no mamão e no espinafre.
  • A vitamina C, o ácido ascórbico, é excelente para estimular a produção de colágeno. Como antioxidante protege o coração. A encontramos em limão, laranja, acerola, tomate, espinafre, brócolis, entre outros.
  • Encontramos a vitamina E, também conhecida como Tocoferol, nas sementes de girassol, avelã, azeite, amendoim, abacate, acelga, mamão e uva.
  • As vitaminas que fazem parte do complexo são a B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cobalamina).
  • As vitaminas do complexo B são importantes para absorção de nutrientes, saúde mental, para as funções metabólicas, regular a produção de energia no organismo, para saúde da pele, cabelos e fortalecem o sistema imunológico.

 

Sabe aquele cansaço que sentimos e que não sabemos o porquê? Pode ser a falta de Vitamina B7(Biotina), ou ainda a vitamina B12 (Cobalamina).

A falta de Biotina também pode causar a queda de cabelos.

Como vemos manter uma alimentação saudável, ou ainda, realizar uma suplementação, com orientação, pode nos ajudar em muito dos sintomas que aparecem no dia-a-dia. **

Em cada período da nossa existência podemos passar por carência de vitaminas, tais como menopausa, adolescência e envelhecimento.

Agora que sabemos o que a falta das vitaminas acarreta, podemos ter um olhar mais cuidadoso para a saúde e para a orientação aos nossos clientes/pacientes.

Fico por aqui!

Até a próxima semana com mais dicas magistrais!!!

Gratidão!

Dra. Liliane Barros

WhatsApp: (11) 98269-8491

e-mail   lilianeabarros@gmail.com

Instagram   profa_liliane_barros

Facebook  Liliane Barros

LinkedIn   https://www.linkedin.com/in/liliane-almeida-barros-05118934

 



 

Fonte: Sincofarma

Publicado em 14 de janeiro de 2022


Compartilhe


Comentários