Associativismo amplia como possibilidade de desenvolvimento para as farmácias independentes



Sincofarma promoveu o I Fórum Empreenda Farma e apresentou a opção e suas vantagens aos participantes.

Conforme pesquisa realizada pela IQVA, o associativismo, dentro do varejo farmacêutico, é o segmento com maior crescimento em porcentagem, estabelecendo-se como uma das principais opções para as farmácias e drogarias independentes, principalmente nas regiões Sul e Nordeste do Brasil, onde a quota de mercado chega a 20%, visto que a média nacional é 17%.

Atualmente, o associativismo levantou o faturamento à R$13 bilhões no primeiro semestre do ano de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado, indicando aumento de 21,5%.

O I Fórum Empreenda Farma, o qual uniu empreendedores da indústria, distribuição e varejo do comércio farmacêutico, no último dia 10/09, teve como tema “É melhor caminhar sozinha ou estar no associativismo?”. Entre os convidados estavam Izael de Godoy, diretor comercial da Sanofi pelo lado da indústria farmacêutica e Junior Fraga, diretor administrativo da Milfarma e representante da distribuição.

A chancela do Sincofarma/SP, representante do varejo farmacêutico, foi fundamental nesta cadeia de benefícios do associativismo, e, através de seu presidente, Natanael Aguiar Costa, os participantes puderam ver com mais detalhes a apresentação do diretor comercial do Grupo Multifarma, que mostrou todos os benefícios e o baixo custo para se associar ao associativismo.

Resultados Apontados

Segundo os resultados mais recentes da Sanofi, Izael Godoi Junior, apontou o associativismo como positivo em sua relevância. “No acumulado do ano, nossa receita com genéricos nesse segmento avançou 90%. As categorias de Primary Care e Consumer Health cresceram 21% e 15%, respectivamente”, ele informou. A Sanofi atualmente possui uma estrutura e política comercial exclusiva ao associativismo. “Hoje, essa rede de atendimento já contempla mais de 10 mil farmácias, que passam a acessar programas de descontos e suporte a pacientes, planos para ampliar visibilidade de produtos no PDV e feiras digitais. As associativistas são um pilar estratégico para a indústria”, ele coloca.

O diretor do Grupo Multifarma, com 150 unidades em dez estados brasileiros, esclareceu que o empresário independente pode ter uma oportunidade de crescimento com o associativismo. “O mercado não aceita meia colher. Ou seja, o gestor da farmácia independente precisa assumir uma nova mentalidade e entender que a adesão ao associativismo será a porta de entrada para obter condições de compra e estratégias de precificação realmente mais assertivas”, Ramirez explica. “É fato que temos quase 80 mil estabelecimentos farmacêuticos no Brasil, mas a média de lojas fechadas beira as 7 mil. Por isso, quem não estiver aberto a esse novo cenário está fadado a fracassar”, o diretor coloca. Ramirez também faz o alerta para que os gestores independentes se atentem ao mercado associativista como forma de evolução de negócio e não apenas vendas. “Quem abraçar o modelo associativista precisa entender que ele não é só uma central de compras. Temos casos de empresários afiliados à nossa rede que reduziram em até R$ 3 mil as despesas mensais com impostos, justamente porque conseguiram agregar conhecimento e inteligência de mercado ao seu negócio”, afirmou o diretor durante a reunião.

Como se associar ao Grupo Multifarma

Aos empresários independentes que desejam se associar ao Grupo Multifarma, segue abaixo o contato de expansão em São Paulo:

Celular: (11) 99410-5599

Telefone: (11) 3224-0966

e-mail: financeiro@sincofarma.org.br

Como ter acesso ao I Fórum Empreenda Farma

A reunião, realizada em formato online, foi feita pela plataforma Zoom, porém transmitida ao vivo pelo canal do youtube do Sincofarma/SP. A mesma pode ser vista aqui!

O presidente do Sincofarma/SP assinalou as vantagens do modelo associativista. “A união em torno desse modelo garante às farmácias um maior poder de informação e mais previsibilidade nas operações”, finalizou Natanael Aguiar Costa.

Sabia mais sobre associativismo e o Grupo Multifarma, em nosso site!

Veja a reunião na íntegra aqui!

 

Fonte: Comunicação Sincofarma


Compartilhe


Comentários