Serviços
Benefícios
Agenda de Cursos
Balcão de Talentos
Meu Cadastro
Contribuições

Associativismo – Solução simples, imediata e econômica para as farmácias independentes



O Sincofarma tem a parceria com um dos mais promissores grupos de associativismo para farmácias independentes, o Grupo Multifarma tem expandido com muito sucesso no estado de São Paulo.

 

O poder de compra é um dos benefícios que o associativismo oferece às pequenas empresas do ramo de drogaria para competir com o mercado varejista. Ainda, a Negociação é um dos pontos fortes quando estamos unidos com um número expressivo para brigar para os melhores descontos com os distribuidores, laboratórios e parceiros de todo país.

Se o estabelecimento não tem preço competitivo para oferecer ao seu cliente, dificilmente conseguirá atrair com outros recursos. Muitas lojas pequenas tentam ainda se fazer valer de “eu me destaco pelo atendimento”. Mas a realidade é que, “Se você não vender mais barato, eu não sou sua amiga. Atender bem é uma obrigação” – Essa foi uma das frases impactantes do último evento da Abrafarma dita por Amyris Fernandez, sócia-diretora da Usability Expert Consultores, quando palestrou sobre o consumidor conectado.

O sócio-diretor da Multifarma, Ramirez Ramos, quando perguntamos se a tradição já não é mais a mesma, ao depararmos com estabelecimentos resistentes à mudança, com argumentos que o negócio atravessa gerações na família, ele comenta que “a tradição e o atendimento da farmácia independente é sem dúvida um ponto forte, porém, insuficiente para enfrentar uma concorrência cada vez mais agressiva, se complementarmos essa tradição com estratégias modernas e igualmente agressivas de marketing e precificação, aliadas à capacitação contínua da equipe e do gestor da drogaria teremos o modelo perfeito da farmácia de sucesso”, garante o gestor.

 

E O INDEPENDENTE TEM ACESSO AO ASSOCIATIVISMO?

Tem e deve urgente procurar ter. Segundo Paulo Paiva, diretor executivo da Close-Up Internacional, quem não procurar um sistema de associativismo, dificilmente sobreviverá sozinho.

O futuro da Farmácia Independente é apenas com associativismo, onde aponta que em cidade com população acima de 300mil habitantes, o mercado farmacêutico foi o que mais cresceu em receita (12,4%). Já nas cidades menores tem um crescimento superior a grandes centros. E as que são inclusas como associativistas, crescem acima do mercado em cidades de todo porte.

 

UM BARCO NÃO REMA SOZINHO

 

“A gente que trabalha a tanto tempo no varejo farmacêutico, se entristece ao ver uma farmácia que presta um serviço tão valioso a comunidade passando por dificuldades para se sustentar no mercado. Essa farmácia que muitas vezes atende o cliente como membro da sua família, vê este mesmo cliente ir embora para as grandes redes e se sente impotente, sozinha e sem armas para enfrentar uma concorrência tão grande e tão forte. Mas, essa farmácia consegue sobreviver e melhor que isso prosperar, se associando à outras farmácias com as mesmas características e os mesmos desafios. Dessa forma ela ganha força nas negociações e principalmente acesso à uma equipe dedicada a desenvolver estratégias de gestão que vão mudar a sua história” assim retrata o responsável pelo Grupo Multifarma onde, comparando uma loja a um barco, o independente serve a sociedade, e tem uma missão importante de ofertar saúde à população. E nesta navegação, ainda que atravessando tempestades, o salva-vidas do pequeno é mover a embarcação com o auxílio de mais remos e fazer alguma coisa contra os hábitos comuns para alcançar êxito.

 

É PRECISO TER PERSISTÊNCIA

Mas como fazer o trabalho de conscientização do independente para se associar e não se afundar? “Primeiro é preciso mostrar através de indicadores (IQVIA e CLOSE-UP) que as farmácias que se associam estão crescendo acima da média e que essa realidade se comprova também através dos inúmeros cases de sucesso dentro do associativismo. Em seguida, mostrar que sobreviver e prosperar num mercado tão acirrado sem as informações e as estratégias que a Rede pode lhe oferecer, seria como um soldado que vai para a guerra sem armas e sem conhecer as táticas do inimigo.

É possível se associar e usar todas as ferramentas que a Rede Multifarma oferece preservando a história, a cultura e a individualidade de gestão de cada farmácia”  salienta Ramirez sobre o trabalho de persistência e conscientização que é realizado pelo Grupo Multifarma com os independentes.

 

UM POUCO SOBRE A MULTIFARMA  

 

Grupo Multifarma  é uma solução simples, que surpreende o empresário comprometido na busca do remédio ideal para enfrentar o mercado, com os recursos básicos. Um exemplo desta associação é a não exigência da alteração de fachada da loja nem muito menos no seu interior.

Outro destaque que descomplica a associação é não requer franquia, nem mesmo taxa de adesão. O que facilita ao pequeno empresário que deseja sobreviver, crescer e garantir seu negócio, sem perder a sua identidade.

Mais um grande benefício em se associar à um grupo forte, é de se juntar ao interesse em contribuir para a sobrevivência e competitividade do varejo independente, buscando melhores condições comerciais, inovações tecnológicas, poder de negociação, melhores taxas de cartão de crédito e plano de trade.

 

SER MULTIFARMA É TAMBÉM SER SINCOFARMA

E ao se tornar parte do Grupo Multifarma, a sua empresa é automaticamente associada ao Sincofarma/SP, com direito à todos os Serviços e Benefícios que essa entidade patronal oferece.

Desde os assuntos regulatórios, jurídicos, benefícios que o empresário pode estender aos seus funcionários, como exemplo de convênio odontológico, seguro, e centenas de empresas do clube de benefícios com valores promocionais exclusivos, que vão desde descontos significantes em universidade, como até pousadas, restaurantes e outras parcerias distintas.

 

O ASSOCIADO PODE VENDER PRODUTOS DE CONVENIÊNCIA

Os associados também se favorecem de imediato do amparo jurídico do corpo de advogados do Sincofarma. Atendendo nas áreas tributárias, sanitária e trabalhista. Um dos grandes destaques é a proteção judicial da liminar para a venda de produtos de Conveniência com total assistência desta instituição patronal que oferta uma  declaração desta decisão.

 

CURSOS DE CAPACITAÇAO COM RECONHECIMENTO SINDICAL E MEC

Os cursos do Sincofarma já são referência no setor. São diversos cursos de capacitação que contribuem para a qualificação dos colaboradores e treinamentos de equipes. Desde o Técnicas de Aplicação de Injetáveis entre outros ofertados, todos os cursos são chancelados pela UMC – Universidade de Mogi das Cruzes, que certificam a qualidade e credibilidade. As farmácias conveniadas ao Grupo Multifarma garantem regalias com mais de 70% de desconto.

 

ALGUNS DOS SERVIÇOS DA REDE MULTIFARMA

 

A rede Multifarma é filiada a ABRAFAD. Abaixo alguns dos serviços que o grupo oferece aos associados:

  • Assessoria (financeira, de marketing e contábil);
  • PBM (instalação e assessoria contínua);
  • Treinamento de equipe de vendas;
  • Descontos especiais nos distribuidores nacionais e regionais;
  • Operações logísticas (negociando diretamente com a indústria)
  • Cartão de crédito e débito com taxas reduzidas;
  • Recarga de Celular
  • SISTEMA PRÓPRIO E EXCLUSIVO PARA: Compras via Distribuidor e diretamente com Indústrias (integração com VANs e Distribuidores)
  • Tabloides mensal
  • Campanha de vendas interna

 

Contato de Expansão em São Paulo:

e-mail: expansao@grupomultifarma.com.br

Celular: (11) 99410-5599

Por Angélica Saldeira

 

Fonte: Comunicação Sincofarma/SP


Compartilhe


Comentários