Atividade Física e COVID-19



Se todos fizessem atividade física, mantivessem uma alimentação regrada e controlassem os níveis de stress, possivelmente muitas patologias seriam evitadas e a tão sonhada longevidade alcançada. Carlos Onias, personal, ressalta esse ponto e compara com o momento atual.  

 

Em tempos normais, manter a rotina de atividade física requer um nível de disciplina que nem sempre é possível, imagine em época de pandemia, lockdown, crise e incertezas.

Mas é exatamente nesse momento que devemos aumentar os esforços e colocar o esqueleto em movimento. Carlos Onias, personal trainer e fisioterapeuta, não tem dúvidas que a atividade física é fundamental  ” é indiscutível a importância de se manter fisicamente ativo nos períodos de isolamento!”

Benefícios:

  • Neurogênese (novos neurônios)
  • Angiogênese (novos vasos)
  • Sinaptogênese (novas cognições entre os neurônios)
  • Aumento de neurotrofinas e fatores de crescimento.

São muito efeitos fisiológicos que possibilitam uma vida mais plena, sem contar que reduz a ansiedade e de bônus pode reduzir os quilos ganhos com a quarentena.

“Incentive que todas as pessoas que você conhece façam exercícios físicos, com orientação de um Profissional de Educação Física, principalmente no atual cenário epidemiológico em que vivemos!”, estimula o professor Onias.

 

COVID-19 e Atividade Física

Que os nossos genes podem nos ajudar ou atrapalhar, todos nós sabemos. A expressão de PGC-1-Alfa e Irisina, produtos dos nossos genes, tem sido associada a benefícios cardiovasculares, como:

Melhora no controle de pressão arterial

  • Diminuição da apoptose cardíaca (que leva a diminuição de força do coração)
  • Redução do perfil inflamatório (agravante em infecções por SARS-COV-2)
  • Não tem motivo para você não se mexer, seja na academia ou fazendo uma leve caminhada.

A cereja do bolo (ou melhor o cereal do seu açaí – opção bem mais saudável) é a relação da atividade física na redução dos níveis de angiotensina II, responsável pelo aumento de pressão arterial.

Controlando a pressão aumentando os fatores de estímulo neuronais, as sequelas neurológicas produzidas pela COVID-19 ficarão bem longe.

Farmácias e Atividade Física

Se a farmácia do seu bairro, ainda não tem um Ponto Care, está perdendo tempo e cliente. Nesse espaço o farmacêutico pode realizar serviços que te ajudam a manter a saúde em dia e ainda acompanhar a sua atividade física, avaliando se realmente você está no caminho certo. Como ele faz isso? realizando pesagem por balança de bioimpedância, fazendo aferição de pregas cutâneas, tudo em conjunto com outros profissionais que querem garantir que o SARS-COV-2 passe longe de você.

Por: Veronica Soares

Fonte: Onias Studio

Instagram : @oniasstudio


 

Fonte: Onias Studio


Compartilhe


Comentários