Balança magistral – As sete estrelas do farmacêutico magistral



A farmácia magistral demanda diversos conhecimentos e qualidades daqueles que nela atuam, é uma área que lida com diversas patologias, pacientes diversos e formas farmacêuticas variadas, manipuladas de forma individual e personalizada. E nesse cenário temos como protagonista, o farmacêutico.

 

Crônica de Priscila Espózito

 

 

Gostaria de discorrer com vocês sobre algumas características, competências apontadas pela Organização Mundial da Saúde, que o farmacêutico deve apresentar e aplicá-las para a área magistral.

Essas competências devem ser adquiridas e aperfeiçoadas ao longo da trajetória profissional, algumas delas podem estar presentes de forma mais marcante, porém o profissional deve se esforçar por desenvolver todas e aperfeiçoar aquelas que forem mais relevantes à sua atuação.

 

As sete competências descritas no manual da OMS são as seguintes:

 

  1. Prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde
  2. Capaz de tomar decisões
  3. Comunicador
  4. Líder
  5. Gerente
  6. Atualizado permanentemente (pesquisador)
  7. Educador
Vamos então iniciar com –
Prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde.

Ao aviarmos uma receita de um prescritor, estamos dando continuidade a um processo de solução do problema do paciente. Houve uma necessidade, uma procura a um profissional de saúde que gerou uma prescrição, esta será manipulada e dispensada ao paciente de modo a tratar a necessidade.

O farmacêutico é co-responsável por essa prescrição, faz parte da equipe de profissionais que atendeu esse paciente e muitas vezes precisa interagir com o prescritor para garantir a eficácia do tratamento, além de dar todas as orientações para garantir a adesão do mesmo, pode até mesmo monitorar e acompanhar esse tratamento fornecendo ao prescritor informações necessárias em caso de ajustes por exemplo, sendo um elo entre o paciente e o prescritor e outros profissionais da saúde que possam também atender esse paciente.

 

INFORMAÇÕES DO PACIENTE

É muito comum o farmacêutico concentrar diversas informações do paciente em diversas especialidades, auxiliando na conciliação de prescrições, evitando problemas relacionados aos medicamentos.

A diversidade de prescritores, de especialidades e profissões é muito presente na farmácia magistral, e o farmacêutico pode e deve interagir de modo a apresentar as possibilidades magistrais para o tratamento, a farmácia magistral pode manipular muitas coisas e de formas diferentes, mas ela deve informar e orientar cada uma dessas formas.

 

PROPAGANDISTA

Um propagandista farmacêutico, por exemplo, atua quase como um consultor do prescritor, muitas vezes auxiliando de perto a construção da fórmula de acordo com as necessidades individuais dos pacientes.

 

Eu creio que essa competência é muito importante por vários motivos, mas vou elencar dois deles:

  • posicionamento – embora o farmacêutico magistral não esteja ligado diretamente a uma equipe multidisciplinar, ele precisa se posicionar de modo que os demais profissionais ligados ao paciente que ele está atendendo o vejam como parte importante do objetivo único de todos que é o bem-estar do paciente, e que este também perceba no farmacêutico um profissional da saúde que cuida da sua necessidade de modo integral.
  • O outro motivo é ampliar a percepção dos serviços que podem auxiliar às demais especialidades – o farmacêutico pode atuar de forma coadjuvante com médicos, nutricionistas, estetas e até com educadores físicos.

 

O exercício de interagir com as demais profissões da saúde gera benefícios tanto para a o próprio farmacêutico que amplia e aprofunda seus conhecimentos, para a farmácia que se torna referência e cria fidelização com o prescritor e para a profissão, pois

saúde não se faz com um profissional só!

Na nossa próxima pesagem vamos falar de mais qualidades necessárias para a excelência da atuação magistral. Até lá!

 



 

Pharma Espózito – Consultoria Farmacêutica

Tel: 11 99123-3112

e-mail: priscilaespozito.farmaceutica@gmail.com

Instagram: @priscilaespozito

 

Fonte:


Compartilhe


Comentários