Serviços
Benefícios
Agenda de Cursos
Balcão de Talentos
Meu Cadastro
Contribuições

Brasileiro cria hidrogel de gengibre que evita amputações em diabéticos



Produto chega ao mercado em 2019 e foi testado em 27 pacientes diabéticos que sofriam com úlceras nos pés indicativas para amputação.

 

A ciência a serviço da sociedade. Nada é tão eficaz do que melhorar a vida de quem precisa com pesquisa, estudo e extensão.

Pensando nisso, o pesquisador Carlos Cleomir de Souza Pinheiro, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), desenvolveu um hidrogel à base de gengibre amargo que evita amputações das extremidades, especialmente em pacientes diagnosticados com diabetes.

O produto, que chega ao mercado ainda em 2019, foi testado em 27 pacientes diabéticos que sofriam com úlceras nos pés indicativas para amputação, segundo relatório do estudo.

Após o levantamento, Carlos apurou que o medicamento foi eficaz em 95% dos casos

De acordo com o pesquisador, a cura se dá a partir do potencial cicatrizante, anti-inflamatório, analgésico e vasodilatador que o gengibre amargo oferece.

O produto vem sendo desenvolvido e testado desde 2004 e traz a cura em menos de dois meses de uso.

Produção

Para produção do medicamento, Carlos criou a Biozer da Amazônia, empresa incubada no INPA, a fim não só de produzir o gengibre amargo como de possibilitar a chegada do hidrogel ao mercado.

O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Faculdade de Medicina do ABC, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas.

O produto já teve sua patente requerida e aguarda liberação da Anvisa.

A comercialização deve começar no final do ano e é um exemplo concreto do tipo de avanço que o investimento em pesquisa e ciência como um todo é capaz de promover.

Propriedades do gengibre

Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos, como ação bactericida, desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.

O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

 

Fonte: aboutFarma


Compartilhe


Comentários