Serviços
Benefícios
Agenda de Cursos
Balcão de Talentos
Meu Cadastro
Convenções

Chega ao Brasil um novo suplemento de ácido fólico para gestantes



Uma versão ativa de ácido fólico, indispensável durante a gestação, acaba de chegar ao Brasil. E ela seria mais eficaz na proteção ao bebê.

 

Quando uma gravidez se confirma, uma das primeiras medidas indicadas para a mulher é a suplementação de ácido fólico. Esse elemento é primordial à formação do sistema nervoso do bebê.

Mas, de acordo com o ginecologista Nilson Roberto de Melo, professor da Universidade de São Paulo (USP), há um porém: “O ácido fólico precisa passar por três modificações até virar metilfolato, a substância realmente ativa”, diz. “Ocorre que a última transformação não é eficiente em cerca de 50% da população brasileira”, comenta.

De olho nisso, a farmacêutica Abbott trouxe para o nosso país suplementos que já ofertam o tal metilfolato. A desvantagem é que, hoje, eles saem mais caro. Porém, a expectativa é que o aumento da prescrição ajude a baixar o valor.

Quando tomar?

Segundo Melo, o correto é investir na suplementação de metilfolato ou ácido fólico três meses antes de engravidar. Só que nem sempre dá para seguir essa regrinha — afinal, metade das gestações não acontece de forma planejada.

De qualquer maneira, a recomendação é recorrer às cápsulas com a substância até o fim do primeiro trimestre.

 

Fonte: Saúde Abril


Compartilhe


Comentários