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Como a criatividade te ajuda a obter melhores resultados? Aprenda a investir seu dinheiro de forma criativa



Criatividade

Boas sacadas não dependem de altos investimentos. Seja criativo na exposição de produtos, no atendimento ao cliente, nas campanhas, na comunicação. Todos nós gostamos de ser surpreendidos. Ouse. Teste. Talvez esteja na hora de sair da caixinha e colocar em prática uma nova solução. Já tem o nosso apoio!

Se engana quem acredita que apenas os altos investimentos são capazes de trazer bons resultados ao negócio. É verdade que com o boom do marketing digital a vida dos anunciantes já foi facilitada trazendo uma capacidade muito maior de medir suas ações e segmentar sua audiência com valores bem menores se comparados aos tradicionais anúncios nas mídias de TV aberta e impressa, de massa. Mas não é sobre marketing digital que queremos falar e sim sobre a capacidade de nos reinventar e sair do óbvio, do comum, do que todo mundo já faz.

Todos somos clientes e compradores e por isso decidimos entre um ou outro local para jantar, para passear, para comprar. Comparamos o atendimento, o preço, a estética, a localização e até o cheirinho dos lugares, a facilidade de navegação dos e-commerces, o mix de produtos oferecidos, tudo… e a verdade é que pequenos detalhes e muita criatividade podem fazer toda a diferença em nossa tomada de decisão dentro do processo de compra e é sobre isso que queremos bater um papo: o que podemos fazer para sair da caixinha diferenciando-nos no mercado e quais os exemplos que podem ilustrar essas pequenas, porém gigantes sacadas?

1ª DICA: SEJA UM CURIOSO DE PLANTÃO

Leia, pesquise, pergunte! Esteja atento a tudo que acontece a sua volta! Viu algo diferente no shopping? Uma campanha nova nas ruas? Uma estratégia inovadora utilizada por um parceiro ou por uma marca totalmente diferente da sua? Tente saber se deu certo e avalie tudo o que está por trás e os porquês de terem pensado em tal ação; esse exercício pode te trazer novos insights para novas ideias!

2ª DICA: FEITO É MELHOR DO QUE PERFEITO

Claro que queremos e investimos nosso tempo e dinheiro para que todas as nossas ações sejam executadas com perfeição, porém, muitas vezes procrastinamos um projeto por ainda não termos todas as condições ao nosso favor e a verdade é que dificilmente teremos mesmo. É importante colocarmos em prática e irmos ajustando em tempo real, afinal nada melhor que a prática para sentirmos o sucesso (ou insucesso) da ação.

3ª DICA: CERQUE-SE DE PESSOAS CURIOSAS, MOTIVADAS E DE MENTE ABERTA (E TENHA SEMPRE UM CADERNINHO EM MÃOS)

Para um processo criativo fluir, precisamos de gente que nos proporcione uma boa atmosfera de troca de ideias, sugerindo, questionando e acrescentando pontos a serem pensados. Ser realista é importante, mas o momento de brainstorm (o qual podemos traduzir como “tempestade” ou “chuva de ideias”) é primordial e necessário para depois filtrarmos o que é bacana aprimorar e o que podemos descartar. Anote todas as ideias, as falhas, as dificuldades, uma expressão que te chamou atenção, tudo que possa te ajudar a identificar gatilhos mentais para uma nova e boa sacada.

Em nossa trajetória profissional já vimos muita coisa bacana e queremos dividir algumas com vocês, afinal bons exemplos e cases de sucesso são sempre bem-vindos para nos influenciar e para nos provocar, trazendo sempre novos insights para novas ideias! Vamos lá?

  • AGREGAR VALOR entregando carinho, afeto e atenção: recentemente lançamos um novo conceito, trazendo mais valor e humanização para a categoria infantil dentro das lojas. A ideia surgiu da nossa líder de projetos, Camila Serantoni, e logo foi incrementada e produzida por toda a nossa equipe. Montamos um cenário dentro desta categoria, no qual mamães podem acompanhar o peso de seus bebês, que interagem com o ambiente lúdico, em uma balança infantil, de alta precisão, da Balmak, nossa parceira na ação. Pode parecer uma ideia simples (e é), mas que bem executada e com a estratégia correta por trás pode mudar feliz e bruscamente o faturamento desta categoria.

Vista frontal cenário conceitual GC Infantil – Showroom Metalfarma
  • INOVAÇÃO NAS INAUGURAÇÕES DE LOJA: poderíamos citar vários cases de sucesso aqui, mas a mensagem que queremos passar é: faça barulho! Prepare e aguce a vizinhança para receber uma nova loja. E podemos te falar que esse “aguçar” pode ir muito além de um “em breve uma nova farmácia para você”. Comunique o que os aguarda no dia da inauguração, promova serviços que mecham com todas as faixas etárias, prepare brindes, cupons de descontos, raspadinhas, pipoca, algodão doce, mágica… o céu é o limite!
  • MARKETING SENSORIAL: um aroma diferente, um sabor único, uma visão agradável aos olhos, uma textura que só um produto ou brinde seu oferece, um som ou um jingle que só no seu ponto de venda se pode escutar. Existem diferentes maneiras de sair do relacionamento pela razão e conquistar um estreitamento de relação com seu cliente pela emoção.
  • INTELIGÊNCIA EM ESTRUTURA DE LOJA: pequenos ajustes na estrutura de loja também estão ligados a criatividade. Para aumentar as vendas e fomentar a compra por conveniência, criamos por exemplo os acessórios inteligentes, que nada mais são que recursos, a preços acessíveis, que podem transformar os seus resultados, aumentando o faturamento de categorias chave, dos medicamentos e da área de checkout por exemplo, como são os casos das nossas torres de conveniência, casulos frontais em balcões ou displays para cross merchan nas pontas de gôndola.

Torres de conveniência para balcões checkout – Showroom Metalfarma

Casulos frontais em balcões GC Medicamentos – Showroom Metalfarma

Pontas de gôndola estratégicas – Showroom Metalfama
  • A FORMA DE INVESTIR SEU DINHEIRO PRECISA SER CRIATIVA: muitas vezes, com o mesmo valor de se fazer uma publicidade tradicional, como um anúncio no jornal da cidade, na revista ou na TV, você pode ganhar o coração do seu cliente de uma maneira muito mais humana, próxima, criativa e inesquecível e é aí que você precisa prestar atenção: como fazer com que a sua marca e a sua loja se sobressaia dentre as inúmeras opções do mercado.

Feche parcerias com a indústria, explore o calendário promocional, invista em categorias foco, em diferenciação, tecnologia… tenha sempre três perguntas em mente:

1. O que eu ofereço que ninguém mais oferece?
2. O que eu faço para que as pessoas queiram voltar à minha loja?
3. Elas são felizes aqui? A minha loja proporciona uma experiência de compra prazerosa?

Esses são alguns caminhos para te ajudar a pensar e agir diferente. Agora, mãos a obra, você tem nosso apoio para iniciar uma nova estratégia de diferenciação.

Deixo um convite aos leitores e empreendedores do ramo: visitar nosso novo showroom, que está saindo do forno, pode abrir a sua mente para uma outra dimensão, mas sobre esse assunto a gente conversa mais depois, assim que fizermos o lançamento oficial do mesmo!

Sucesso e boas vendas!

Por Camila Dalmédico – Mestre em Direção de Marketing e Marketing Metalfarma

 

Fonte: Metalfarma


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