Serviços
Benefícios
Agenda de Cursos
Balcão de Talentos
Meu Cadastro
Contribuições

Crianças podem se intoxicar com cosméticos



Cosméticos devem ser um ponto de alerta em casa.

 

Ter criança em casa é redobrar os cuidados com tudo, seja com as tomadas, as janelas, os produtos de limpeza e também os cosméticos. Os produtos (shampoo, perfume, esmalte, desodorante), que aparentemente parecem inofensivos, trazem muitos riscos às crianças.

Um levantamento feito pelo Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX) em 2018, mostrou que 1.041 crianças procuraram o centro por conta de intoxicação por cosméticos. De 2014 a 2018 foram 4.509 casos, o que representa 3,6% do total.

Os cosméticos devem ser um ponto de alerta em casa porque:

  1. Tem muito mais cosmético em casa que remédio;
  2. Fica muito disponível e de fácil acesso;
  3. São atrativos (cheirosos, coloridos, embalagem bonita);
  4. Os produtos não têm recurso contra criança, como uma tampa com trava ou algo assim.

E o que fazer caso a criança seja intoxicada?

A intoxicação pode ser na pele, inalação ou interna. Se for algo bastante tóxico é comum que a criança vomite.

Outros sintomas são: salivação excessiva, suor excessivo, inconsciência, hálito com odor, diarreia, lesões cutâneas, queimaduras intensas com limites bem definidos ou bolhas, queda de temperatura.

Quando for algo externo, lave bem com a água corrente. Se for interno, precisa procurar um centro de intoxicação ou o SAMU.

O que não fazer?

De acordo com a pediatra Ana Escobar, a criança não deve ingerir mais nada, não deve forçar o vômito e nem passar nenhum medicamento / pomada, se for uma intoxicação externa.

Como evitar?

  • Os produtos devem ser mantidos na embalagem original. Transferir os produtos para outras embalagens, como garrafas PET, pode confundir as pessoas.
  • Produtos de limpeza e higiene, venenos e medicamentos devem ser guardados em locais altos, longe do acesso das crianças, de preferência trancados em um armário.
  • No caso de armários e gavetas que não possuem tranca, é possível comprar travas especiais em lojas de produtos infantis.
  • É importante prestar atenção no local onde os produtos são deixados enquanto estão em uso.

 

Fonte: G1


Compartilhe


Comentários