Curso de Testes Rápidos de Coronavírus com foco IgM e IGG nesta quinta-feira



Com patrocínio da Medlevensohn, novo treinamento com especialista será realizado para profissionais de farmácias dia 6.

 

O MedTeste Coronavírus (COVID-19) IgG/IgM (Teste Rápido) é  um imunoensaio qualitativo baseado em membrana para a  detecção de anticorpos do novo Coronavírus em sangue  total, soro ou plasma. O teste consiste em dois componentes,  um componente IgG e um componente IgM.

Os testes rápidos IgM e IGG são indicados para: 
  • Pessoas com sintomas suspeitos de Covid-19, com início há pelo menos 8 dias. Quanto mais tempo passado do início dos sintomas, melhor a acurácia do teste.
  • Trabalhadores afastados por suspeita de Covid-19, que iniciaram sintomas há 8 dias e já estão assintomáticos a pelo menos 72 horas.
  • Pessoas assintomáticas que tiveram contato próximo com pessoas diagnosticadas ou suspeitas de Covid-19, há pelo menos 20 dias.

 

Benefícios

» Permite a rápida detecção do vírus COVID-19

» Permite o rápido encaminhamento para a pesquisa de outros agentes infecciosos;

» Permite o tratamento de indivíduos sem fatores de risco;

» Evita tratamentos desnecessários e agiliza as ações das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

O dispositivo de teste contém partículas de ouro coloidal conjugadas a antígenos  específicos de COVID-19 e anti-IgM humano e anti-IgG humano revestidos nas linhas de  teste.

Componente IgG: região da linha de teste de IgG é revestida com um anti-IgG humano  Componente IgM: região da linha de teste de IgM é revestida com um anti-IgM humano

Amostras: sangue total, soro ou plasma  Volume de amostra: 10µL

(Sangue total/soro/plasma)

Resultado do Teste: 10 minutos

QUAIS INDICAÇÕES 

 

Uma pessoa que teve sintomas semelhantes ao COVID-19 e se curou pode fazer o teste para saber se teve realmente a doença e se estão imunizados. Com a ressalva de que a presença de IgG não garante imunidade por toda vida, ainda não se sabe quanto tempo dura a imunidade adquirida.

Conhecer quem são as pessoas imunizadas também pode ser determinante durante a epidemia, pois mostra, por exemplo, quem são os trabalhadores e profissionais da saúde que podem continuar na linha de frente, atendendo a população.

Por outro lado, a vantagem do teste de anticorpos é que ele utiliza amostra de sangue total, em torno de apenas 10 uL, facilitando muito sua execução. A amostra é aplicada no cassete e o resultado é observado 10-15 minutos depois, por meio de linhas nos pontos de “teste” e “controle”. A linha colorida no Controle é obrigatória, para se considerar o teste válido.

Um resultado reagente para IgM significa presença de anticorpos na amostra, que pode estar relacionada a uma infecção recente e ativa pelo SARS-CoV-2. Reagente para IgG significa presença de anticorpos geralmente associados a uma infecção anterior, não necessariamente ativa no momento do exame.

O uso de EPIs para coleta também é fundamental, incluindo máscara cirúrgica, luvas, avental, touca e óculos de proteção (ou protetor facial).

É um teste seguro para o paciente e o profissional, contanto que este siga as recomendações de higiene e biossegurança. Por esses motivos, o teste de coronavírus IgG/IgM é o mais indicado ao serviço de cuidado farmacêutico em uma farmácia.

 


INSCRIÇÃO PARA O CURSO

Dia 6/05/2021

Horário:  das 15h às 17h

Formato: Online Gratuito

Inscreva-se  

Fonte: Clinicarx


Compartilhe


Comentários