Serviços
Benefícios
Agenda de Cursos
Balcão de Talentos
Meu Cadastro
Contribuições

Dia Nacional do Medicamento Genérico: a importância dessa categoria



A data, comemorada todo dia 20 de maio, celebra essa categoria fundamental para a saúde no Brasil.

 

Hoje, dia 20 de maio, é Dia Nacional do Medicamento Genérico, uma das categorias mais importantes do mercado farmacêutico e um dos maiores exemplos de política de saúde que deram certo. 

O genérico é aquele remédio que contém os mesmos princípios ativos e produz no organismo os mesmos efeitos que os de marca. Antes de chegar à farmácia, esses produtos passam por rigorosos testes de qualidade, de forma que garanta que eles tenham a mesma qualidade que os medicamentos de referência e produzam o mesmo efeito. 

O medicamento genérico deve ser, pelo menos, 35% mais barato que o de referência. Essa categoria de itens ajudou a ampliar o acesso a tratamentos medicamentosos no Brasil, isso é fundamental, principalmente para pessoas que são portadoras de doenças crônicas, proporcionando uma qualidade de vida sem comprometer o orçamento. Tanto que 30% das vendas no varejo farmacêutico. 

Segundo a Anvisa, em 2018 teve um aumento de medicamentos genéricos no mercado, foram publicados 126 registros desses produtos, que representou aumento 94%. Esse aumento, se deve ao melhoramento das análises e melhorias nos processos de trabalho.

Como os medicamentos genéricos surgiram no Brasil?

A discussão sobre remédios genéricos começou durante a década de 70, porém foi só com a publicação do Decreto 793, revogado pelo Decreto 3.181, de 23 de setembro de 1999, que regulamentou a Lei 9.787 de fevereiro do mesmo ano. Com essa aprovação legislativa, foram criadas as condições para a implantação dessa modalidade, com normas pela Organização Mundial da Saúde. 

No ano 2000, começaram as primeiras concessões dos primeiros registros de medicamentos genéricos. Somente naquele ano, 182 registros foram concedidos para implementar a produção desses medicamentos, com incentivo à importação. 

Curso sobre genéricos Sincofarma/SP

O Sincofarma/SP está sempre pensando em novas maneiras de ajudar a sua farmácia a ganhar mais lucros. Para colaborar com os empresários e empreendedores com a categoria de genéricos, dia 03 de junho, o professor Messias Cavalcante irá fazer um treinamento com foco na prática do atendimento, por meio de exercícios de simulação de rotinas de lojas. 

Compra, atendimento e venda – curso online

Nos 20 anos do Genérico, este é um treinamento com foco na prática do atendimento, através de exercícios simulados focado na rotina de loja. Tem como objetivo capacitar os participantes a oferecer um atendimento personalizado e com preservação da margem em reais sem perder o cliente.

Tópicos que serão abordados:

  • Como atender para  aumentar o ticket
  • Como identificar produtos com maior margem
  • Estratégia de venda de combo com preservação de margem
  • Público-alvo:
  • Proprietários, gestores, balconistas.

Inscreva-se aqui!

Fonte: Comunicação Sincofarma/SP


Compartilhe


Comentários