Serviços
Benefícios
Agenda de Cursos
Balcão de Talentos
Meu Cadastro
Convenções

Diabetes pode ser revertida com dieta que muda drasticamente alimentação, diz estudo



A diabete tipo 2 é conhecida por ser uma doença sem cura e que, infelizmente, tende a piorar ao longo dos anos. Um novo estudo, no entanto, traz esperanças a quem sofre com a condição ao indicar que ela pode ser revertida se o paciente adotar uma dieta que muda drasticamente a alimentação.

Reverter diabete tipo 2: dieta líquida

Um trabalho científico conduzido pela Universidade de Newcastle, na Inglaterra, e feito com 30 homens e mulheres com idades entre 25 e 80 que viviam com diabete tipo 2 há até 23 anos, mostrou que uma dieta líquida promoveu remissão da doença em quase metade dos participantes durante seis meses após o fim do plano alimentar.

Publicado no periódico The Lancet, a pesquisa provou que a reversão da diabete tipo 2 depois da dieta pode continuar, mesmo quando o paciente apresenta a doença por muitos anos, desde que ele não engorde.

Os cientistas acompanharam os voluntários depois de uma dieta de oito semanas composta de shakes pouco calóricos e que, em seguida, voltavam a se alimentar normalmente. Seis meses depois, quem teve remissão imediatamente após o plano continuava livre da doença.

Os pesquisadores não souberam identificar exatamente os motivos que levaram à remissão da doença, mas acreditam que o fato pode estar relacionado à forma como o organismo armazena gordura que, em excesso, pode seguir para o pâncreas, inibindo a secreção de insulina. A resposta do fígado à gordura resultaria na resistência ao hormônio e na diabete.

Manter uma dieta muito baixa em calorias, segundo o estudo, poderia então permitir que o organismo consuma a gordura do fígado, reduzindo seu nível também no pâncreas. Isso porque ela acionaria células produtoras de insulina no órgão, normalizando os níveis de glicose no sangue.

 

Fonte: VIX


Compartilhe


Comentários