Serviços
Benefícios
Agenda de Cursos
Balcão de Talentos
Meu Cadastro
Contribuições

Doação de sangue tem queda depois do início da pandemia de COVID-19



A equipe médica que está a frente do combate à pandemia no estado afirma que não há o suficiente para enfrentar a crise

Durante a semana passada, o governo do estado de São Paulo fez um apelo à população paulistana para que voltem a fazer doação de sangue. De acordo com David Uip, coordenador do Centro de Contingenciamento para o Coronavírus em São Paulo, os bancos da capital estão praticamente vazios. Uip explica que com o total de todos os centros e com a crise que estamos vivendo, temos para apenas mais uma semana.

Em uma crise de saúde, como a que está acontecendo agora isso é extremamente perigoso, ainda mais porque o estado de São Paulo é o que está com o maior número de infectados, com 1.546 casos e 25 mortes confirmadas até o momento. Para lidar da melhor forma com a situação, os bancos de sangue precisam estar com 100% da capacidade. Porém, de acordo com a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) os postos de coleta tiveram queda de 30% de doadores nos últimos dez dias. 

E, ainda, a Fundação Pró-Sangue informou que está atendendo mais de 100 instituições com somente 40% da reserva necessária. Os tipos O+, O-, A- e B- estão em estado de emergência, isso quer dizer que estão garantindo abastecimento por apenas um dia.

Por isso, o Sincofarma/SP entende que é muito importante apoiar a causa e, hoje, iremos começar uma campanha em nossas redes sociais para incentivar todos a doarem! 

Para doar basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais do que 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. É recomendado que evite alimentos gordurosos pelo menos 4 horas antes de doar e, também, não ingerir nenhuma bebida alcoólica 12 horas antes. Se estiver gripado ou resfriado, não é possível fazer a contribuição. 

Durante a pandemia do covid-19, de acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, os postos de atendimento para doação estão tomando todos os devidos cuidados para não haver contaminação de coronavírus. 

Confira os pontos de coleta de sangue no site do Governo de São Paulo.

Fonte: Comunicação Sincofarma/SP


Compartilhe


Comentários