Serviços
Benefícios
Agenda de Cursos
Balcão de Talentos
Meu Cadastro
Contribuições

Iniciativa de uso racional de medicamentos faz custos da Beneficiência Portuguesa reduzirem



O tempo de permanência do paciente no hospital reduz, bem como os custos e o risco de infecções causadas por outros germes resistentes, com o uso correto dos antibióticos.

 

A Beneficiência Portuguesa de São Paulo está aplicando o Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos. Estimular o consumo certo dos antibióticos é essencial para redução de doenças causadas por bactérias resistentes a antimicrobianos. Porém, a BP – A Beneficiência Portuguesa de São Paulo, além de diminuir de forma drástica as infecções de pacientes por bactérias multirresistentes, também conseguiu reduzir em 12% os seus custos nos gastos com antibióticos.

O uso correto dos antibióticos é fundamental na saúde do paciente, o protegendo de eventos adversos relacionados ao medicamento, tratamento de infecções e redução de riscos de contaminação de outras bactérias resistentes. Dessa forma, com a aplicação do modelo de gestão do programa, o tempo do paciente no hospital reduz, bem como os custos.

Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos

O objetivo do programa, é a garantia do eficácia do medicamento ao seu máximo, bem como a prevenção de infecções por meio de microrganismos resistentes e diminuição de custos.

Dentre os procedimentos para exercer o programa, a revisão da prescrição dos antimicrobianos pelo SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e a educação contínua da equipe multidisciplinar sobre uso correto dos antimicrobianos são algumas das principais ações.

 

Fonte: Comunicação Sincofarma/SP


Compartilhe


Comentários