Logística Reversa – Sincofarma e Abcfarma pleiteiam com laboratórios coletores para independentes e pequenas redes



A ideia é promover às pequenas drogarias, que também possam cumprir a obrigatoriedade em  adquirir, disponibilizar e manter em seus estabelecimentos, dispensadores contentores sem custo.

 

A pequena loja também tem o direito de ganhar a notoriedade que a Logística Reversa de Medicamentos traz à população. Estar ecologicamente correta, estimula o seu consumidor a contribuir e evitar diversas formas de poluição. E ainda, o estabelecimento pode ser eleito pelos moradores locais como ponto de descarte da logística reversa.

É decreto 10.388 do artigo 33 da Lei 12.305, que institui o sistema de Logística Reversa de Medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, de uso humano, industrializados e manipulados, e de suas embalagens após o descarte pelos consumidores.

O estado de São Paulo oficializou junto à CETESB, um acordo que garante a instalação de 2.852 pontos de coleta de medicamentos no estado até o final deste ano, o que representa 1 ponto de coleta para cada 10 mil habitantes em municípios acima de 200 mil habitantes, atingindo 41 municípios paulistas.

O Sincofarma/SP e a Abcfarma têm como meta, sensibilizar estabelecimentos independentes e pequenas redes de drogarias, em municípios com mais de 200mil habitantes, de todo o estado de São Paulo, para servir como ponto de coleta. O momento ainda proporcionará oferecer todo apoio jurídico, logístico e incluindo pleitear patrocínios com a indústria e laboratórios dos coletores.

 

COLETORES PATROCINADOS PELOS LABORATÓRIOS

 

De acordo com a norma, as drogarias e farmácias ficam obrigadas a disponibilizar e manter, em seus estabelecimentos, dispensadores contentores. Mas qual o custo deste coletores? Como são fabricados? Tem especificações? O que minha farmácia precisa ter? O que eu ganho?

São ainda tantas as dúvidas que, estamos promovendo uma webinair para esclarecer. Será no próximo dia 28/07, e poderá ver online e de forma gratuita, a partir das 14h em sala exclusiva para os inscritos através do site do Sincofarma. A transmissão será também ao vivo pelo nosso canal do YouTube.

O coletor dos medicamentos é o único custo para o estabelecimento. A Abacfarma e o Sincofarma têm por objetivo apoiar os associados das suas instituições, no cumprimento da legislação, e disponibilizar os coletores com o apoio/patrocínio dos nossos parceiros.

 

Benefícios da indústria e laboratório ao patrocinar este projeto:
  1. Vincular a marca a uma ação de relevância ao meio ambiente;
  2. Fortalecimento da marca no ponto de venda;
  3. Fortalecimento da marca perante o consumidor/cliente da farmácia/drogarias;
  4. Apoio às farmácias e drogarias, em especial as independentes no desenvolvimento de suas atividades;

 

As drogarias que se candidatarem, firmam o compromisso de utilizar o coletor patrocinado pelo parceiro (de laboratórios e indústria farmacêutica) durante o período de vigência do termo exposto no contrato. A ABCfarma e o Sincofarma/SP, enviarão aos parceiros a relação das farmácias que realizarão a adesão ao projeto e respectivos endereços.

 

MÓVEL COLETOR DE MEDICAMENTOS 

 

A necessidade da destinação de medicamentos vencidos ou em desuso foi identificada há anos pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) , mas foi em 2020, com o Decreto Federal n° 10.388, que foram fornecidos os direcionamentos para a implantação da logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso em todo o país.

Os coletores atendem a nova necessidade do mercado e como forma de contribuir para o processo de descarte consciente de medicamentos. Existe um leque de benefícios às indústrias e laboratórios ao patrocinar o coletor de medicamentos, que está preparado para atribuir a marca em cada detalhe para ajudar o independente e pequenas redes envolvidas no processo de coleta e logística reversa de medicamentos.

 

Para saber mais sobre a logística reversa de medicamentos, assim como obter contatos dos comitês técnicos e do GAP, acesse o site oficial da Logística Reversa de Medicamentos em: www.logmed.org.br

 


PARA CANDIDATAR A SUA DROGARIA COMO PONTO DE COLETA

Envie para o e-mail comunicacao@sincofarma.org.br

  1. Bandeira da sua Drogaria (nome da rede) :
  2. Nome Fantasia:
  3. CNPJ:
  4. Cidade:
  5. Endereço Completo:
  6. No.:
  7. Bairro:
  8. Cep:
  9. UF:
  10. Responsável:
  11. E-mail:
  12. Celular Whatsapp:

DIA 28 DE JULHO – WEBINAIR –

LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS E SUAS EMBALAGENS – OBRIGAÇÕES LEGAIS

Desafio Setorial. Palestra online que propõe a trazer uma visão geral dos marcos legais, providências setoriais e o status do programa em curso.

 

Das 14h às 15h –  PALESTRA PARA TIRAR DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS 

Preparamos uma webinair para orientar, esclarecer e alertar  todo o setor do varejo farmacêutico da necessidade de ter um ponto de coleta dos medicamentos vencidos ou em desuso.  Os participantes poderão entender o Decreto Federal 10.388/20. Será apresentado os benefícios para as drogarias que aderirem neste primeiro momento. E a palestra promete mostrar as causas e consequências da Logística Reversa de Medicamentos. Enfim, um webinar que propõe trazer uma visão geral dos marcos legais, providências setoriais e o status do programa em curso.

 

INSCREVA-SE_3.jpg

TÓPICOS DA PALESTRA

  • A lei federal 12305/10, o decreto 7404/10 e o decreto federal 10.388/20
  • Os principais marcos legais
  • Desafios para o ecossistema do setor farmacêutico
  • Fabricantes, distribuidores e comerciantes.
  • A complexidade para cumprimento das exigências legai;
  • A solução trazida pelas 17 entidades setoriais – GAP
  • Programa Logmed
  • Como o Setor farmacêutico cumprirá as exigências legais
  • Benefícios para sociedade do caminho eficiente e seguro dos medicamento
  • Os pontos de coleta e seu destino ambientalmente correto.

    leia mais em www.sincofarma.org.br


As principais orientações sobre a implantação da Logística Reversa com a presença do Jurídico do Sincofarma!
ONLINE DIA  28/07/2021 – DAS 14H ÀS 15H inscreva-se para o webinar aqui 

Gratuito – O acesso à sala zoom será enviado com 1 dia de antecedência do curso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Sincofarma/SP


Compartilhe


Comentários