Medicamentos controlados e antimicrobianos: dados abertos



A Anvisa disponibilizou, no gov.br e no portal de dados abertos do Governo Federal, informações sobre a venda desses medicamentos.

 

Anvisa publicou, no gov.br e no Portal Brasileiro de Dados Abertos, informações relacionadas à venda de medicamentos controlados e antimicrobianos. A ação representa mais um grande avanço na transparência ativa da Agência e na prestação de serviços on-line.

As bases de dados estão disponíveis em arquivos para download e possibilitam ao usuário realizar diferentes tipos de análises e pesquisas. Já os painéis hospedados na plataforma gov.br permitem a visualização gráfica e tabular das informações e a filtragem dos dados de várias formas.

Esses bancos de dados são integrantes de dois sistemas: o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que reúne informações provenientes de farmácias e drogarias privadas, e o Datavisa, que agrega as referências do cadastro de medicamentos registrados.

Entenda

Os dados do SNGPC são objeto frequente de requisições da sociedade. Antes da disponibilização das bases, as solicitações eram atendidas individualmente. Com essa medida, a Anvisa democratiza o acesso e facilita a consulta a referências importantes para a realização de pesquisas epidemiológicas sobre o consumo de medicamentos controlados e antimicrobianos no país. Além disso, a novidade se integra à estratégia do governo digital.

As bases de dados abertos, os painéis e a respectiva documentação já estão disponíveis para livre acesso nos portais de dados abertos e de serviços digitais do Governo Federal.

Acesse:

Dados abertos

Venda de medicamentos industrializados sujeitos à escrituração no SNGPC

Venda de medicamentos manipulados sujeitos à escrituração no SNGPC

Serviço digital

Consultar dados de vendas de medicamentos controlados, antimicrobianos e outros

 

Fonte: Anvisa


Compartilhe


Comentários