Medicamentos para diabetes tem crescimento de 22% em 2020



Levantamento das Farmácias APP mostra crescimento de vendas em fármacos diabéticos.

 

Um levantamento realizado pelo Farmácias APP, aplicativo de vendas online de itens de saúde e beleza, aponta que as vendas de medicamentos para tratar a diabetes teve um crescimento: aumentaram 22% se comparado ao mesmo período no ano anterior (dados comparam os meses de janeiro a setembro de 2019 versus 2020). Em setembro deste ano o aumento foi de 18% comparado ao mesmo mês no ano passado.

De acordo com a empresa, a classe agonistas GLP 1 (indicado para pessoas com diabetes mellitus tipo 2) foi a classe de medicamentos dedicados a diabetes com maior crescimento no ano, com alta de 59% em 2020 e 56% em setembro, no comparativo com o mesmo período no ano de 2019.

Em 2º lugar, a categoria mais vendida foi a de antidiabéticos inibidores de sglt2 (que atua como hipoglicemiantes oral), com aumento de 44% no ano e 36% no mês de setembro, comparado a set/19.

Os testes para diabetes não ficam de fora e obtiveram incremento de 21% no ano e 28% apenas no mês de setembro, em relação ao mesmo mês no ano anterior.

Os dados apontam também queda na venda de medicamentos da classe glinida (ajudam o pâncreas a produzir mais insulina), chegando a -84% no ano e -90% no mês de setembro, em relação ao mesmo período no ano passado.

Outra classe de medicamentos que também sofreu decaída foi a de Inibidores da alfa-glicosidase (diminuem a velocidade de absorção da glicose), que chegou a -20% no ano e -39% em setembro, ante ao mesmo mês no ano anterior.

 

Fonte: Guia da Farmácia


Compartilhe


Comentários