No Dia da Farmácia, veja a importância do setor e como as farmácias estão evoluindo durante a pandemia



O local procurado primeiro por quem busca saúde cresceu e se adaptou em 2020, para atender a população.

 

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia global do novo coronavirus, Covid-19, o qual reduziu o fluxo de pessoas nas ruas e nos comércios. Porém, diferente de outros estabelecimentos, as farmácias continuaram atendendo com um grande fluxo, pois ganharam foco neste novo episódio da história mundial. Hoje, dia 05 de agosto, Dia da Farmácia, saiba quais foram as inovações e adaptações que fizeram as lojas evoluírem e se adaptarem neste recente cenário.

São mais de 220 mil farmacêuticos inscritos e 80 mil farmácias e drogarias privadas, segundos dados do CFF – Conselho Federal de Farmácia. Todos esses estabelecimentos, com a ajuda de seus profissionais, precisaram passar por alterações em seu espaço físico e no modelo de atendimento para reduzir ao mínimo os riscos de contágio. Confira abaixo, as mudanças realizadas:

Dispensação de receitas eletrônicas

Desde abril, segundo medida provisória em caráter excepcional, farmácias e drogarias são permitidas a receber receitas digitais, por médicos cadastrados nos conselhos regionais de medicina e com a assinatura eletrônica certificada pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Para saber mais sobre a medida, o Sincofarma publicou detalhadamente sobre as normas vigentes e também sobre o site validador das receitas eletrônicas:

Também foi publicado pelo Sincofarma todo o procedimento de como dispensar as prescrições digitais:

Programa Farmácia Popular

Outra mudança importante do setor varejista farmacêutico foi a mudança no Programa Farmácia Popular. A emissão da Nota Técnica nº 134/2020 permitiu ser liberado ao paciente medicamentos e fraldas suficientes para atender 90 de tratamento. O objetivo do envio da nota é manter os clientes em suas casas pelo período de abastecimento dos medicamentos e fraldas, visto à pandemia. Dessa forma, não é necessário se deslocar mensalmente até a farmácia.

Novas Placas Informativas

O Sincofarma/SP, para atender o momento atual, focou nos informativos que as farmácias devem oferecer aos clientes e colaboradores, em relação à redução mínima possível de contágio. Foram produzidas diversas placas que contém esclarecimentos e indicações de como evitar transmitir e ser contagiado pelo novo coronavirus, Covid-19. As placas informativas podem ser baixadas, gratuitamente, no site do Sincofarma. Veja quais são as novas placas:

O Sincofarma/SP celebra o Dia da Farmácia com todas as suas associadas! Estamos disponíveis para o que precisarem e para bem podermos evoluir juntos no momento atual.

 

Fonte: Comunicação Sincofarma/SP


Compartilhe


Comentários