Serviços
Benefícios
Agenda de Cursos
Balcão de Talentos
Meu Cadastro
Contribuições

Programa de Formação e Habilitação de Farmacêuticos em Vacinação traz alunos de diversos estados do Brasil ao Sincofarma/SP



Inscrições já estão abertas para o próximo curso de responsabilidade do ICTQ, que habilita farmacêuticos a administrar e aplicar vacinas.

 

Nos dias 20 e 21 de agosto, o Sincofarma/SP promoveu o curso “Programa de Formação e Habilitação de Farmacêuticos em Vacinação”, de responsabilidade do ICTQ.

Com o objetivo de desenvolver habilidades técnicas que proporcionem ao farmacêutico a planejar, implantar e executar os procedimentos de aplicação de vacinas em farmácias, de acordo com a Resolução nº 654/2018 do CFF, o curso é especialmente preparado dentro das exigências do CFF e MEC.

Com vários módulos, atingindo as 40 horas em teoria, prática e EaD, é um dos mais requisitados no Brasil, e por essa razão que o Sincofarma/SP recebeu profissionais vindos de diversos estados no último curso ministrado pela Dra. Giovanna Dimitrov em nossa sede.

CAMPO GRANDE – MS

Nadia Barbosa Silva dos Santos é farmacêutica, formada há 4 anos e trabalha na Drogaria Mais Popular Umuarama de Campo Grande – MS. Nadia veio com o propósito de ter sua habilitação para administrar e aplicar vacinas, justamente porque sua drogaria começará com o serviço. “Ter a habilitação de aplicação de vacinas, lá em Campo Grande é bem difícil, quando às vezes abrem curso não é divulgado. Quando eu pesquisei na internet, caiu aqui no Sincofarma e o objetivo é ter a habilitação para aplicação de vacinas na drogaria”, ela conta. Durante uma madrugada, ela fez sua viagem metade de avião e metade de ônibus, saiu de lá 4h30 e chegou 9h aqui”.

A farmacêutica reiterou a importância do serviço de vacinação nas farmácias, contando que a maior rede de drogarias da cidade de Campo Grande se sustentou através do serviço de vacinação. “Uma rede que era soberana na nossa cidade veio a falir por conta da má gestão. Porém, foi a primeira rede com uma visão de serviços na nossa cidade e até hoje é a primeira em serviços, excelente. E foi o que sustentou ela até agora, mesmo não sendo a maior no número de vendas, é a maior em número de lojas e serviços. E é a vacinação que está segurando as pontas dela, há mais ou menos um ano”.

Agora, com seu retorno e habilitação para vacinas, a Drogaria Mais Popular poderá implementar a vacinação como um de seus serviços. “A gente sempre teve a procura, mas não tínhamos a habilitação, então não poderíamos fazer. E agora é a hora, é o momento de entrar no mercado”, diz Nadia.

RIO DE JANEIRO – RJ

O farmacêutico Marcos Felipe Martins Gomes veio de Armação dos Búzios, do estado do Rio de Janeiro, chegou 7h50 em São Paulo, foi pra o hotel fazer check-in e veio direto para o curso. O participante veio em nome da Drogaria Búzios, por indicação da nossa parceira PontoCare, que tem um de seus consultórios implantados na farmácia.

Marcos conta que o consultório atende todos os serviços farmacêuticos, porém vacinação é o último que falta, devido às exigências de processo e, por isso, o farmacêutico compareceu no curso. “No caso, a vacinação é só um complemento dentro do que a franquia também trabalha. Nós já fazemos todos os serviços farmacêuticos, desde aferição de pressão, pesagem, entre outros. E a vacinação será mais um serviço que nós teremos. Ainda estamos em processo de implantação, pelas exigências de documentação, mas já está para começar e, brevemente, nós estaremos trabalhando com vacinação”, complementa.

A colega de Marcos, Maraísa Brito, também veio do Rio de Janeiro a São Paulo. Dessa vez, não por drogaria, mas por conta própria. “Eu sou estudante de farmácia no Rio de Janeiro, estou aqui para agregar conhecimentos ao meu currículo. É sempre bom estar em busca de conhecimentos e espero que tenha mais cursos assim para eu poder participar”, fala. A estudante de farmácia tem como objetivo montar sua própria clínica e trabalhar com administração e aplicação de vacinas, futuramente.

SAPEZAL – MT

O participante Jeferson Marcio Barbiero fez uma longa viagem da cidade de Sapezal, no Mato Grosso, até a sede do Sincofarma/SP para realizar o curso. Com 550 km de carro e mais avião de Cuiabá até a capital paulista, no total foi um dia inteiro de viagem.

O farmacêutico bioquímico é dono de seu próprio laboratório e nos conta que a sala de vacinação do local já funcionava há 6 anos, porém o responsável técnico deveria ser um médico e, por conta disso, cessou o serviço. “Agora pretendemos implantar de novo o serviço, por isso fui fazer o curso”, revela.

SOBRE O CURSO

Todos os participantes nos deram um retorno positivo sobre o curso, informando que, apesar da distância, pretendem voltar para mais cursos no Sincofarma/SP.

“Fiz uma pesquisa na internet e esse curso estava entre os primeiros. Ótimo curso, gostei muito, professora super inteligente, nos ensina muita coisa e estava sempre disposta a tirar dúvidas, excelente. Tudo ótimo, tudo bem organizado, limpinho, tudo nos conformes”, segundo Maraísa Brito.

Jeferson complementa, “Muito bom atendimento, bem sucinto, ambiente bem legal, tudo ótimo, olha que sou uma pessoa bem crítica”.

“Muito bom, o espaço é bom, o atendimento é maravilhoso, amplo. A profissional é muito boa, uma professora muito legal, bacana, entende mesmo do que fala, domina o assunto e pretendo vir mais vezes”, Nádia também considera.

Marcos reitera o diferencial do curso de ter a parte presencial e a complementar EAD (ensino à distância). “O curso é muito bom, aprendemos bastante e tem uma carga horária legal, com a presença e o material complementar. Porque se fosse só aqui seria um pouco difícil, como em qualquer área, mas o material complementar agrega ao curso. Então, teremos não só a informação aqui, mas em qualquer outro lugar, podemos estar sempre nos atualizando. Boa recepção, o pessoal bem receptivo, sempre agradável, desde a recepção até todo o pessoal aqui, muito bom. Quem quiser fazer, pode vim que vale muito a pena”, ele finaliza.

No final do curso, recebemos da farmacêutica, Nadia Barbosa, um bilhete escrito a mão, com os seguintes dizeres:

“Parabéns pelo trabalho, pelo atendimento e pela dedicação. Foi um dos melhores investimentos que fiz em minha profissão. Estou feliz em levar para meu estado a notícia de que os funcionários do Sincofarma realmente se destacam pela sua excelente luta e envolvimento com a classe farmacêutica. Espero ansiosamente poder voltar mais vezes. Mais uma vez: Parabéns, Sincofarma!

O Sincofarma/SP fica satisfeito com o reconhecimento do trabalho e, principalmente, por proporcionar à classe farmacêutica todo o suporte para evolução e capacitação.

PRÓXIMAS DATAS DO CURSO DE VACINAS

Nos próximos dias 12 e 13 de novembro, o Sincofarma/SP realizará, novamente, o curso de responsabilidade do ICTQ, “Programa de Formação e Habilitação de Farmacêuticos em Vacinação”.

As inscrições já estão abertas em nosso site. Para saber mais sobre o curso, acesse a página e clique aqui para se inscrever!

 

Por Maíra Bergamo

 

Fonte: Comunicação Sincofarma/SP


Compartilhe


Comentários