Serviços
Benefícios
Agenda de Cursos
Balcão de Talentos
Meu Cadastro
Convenções

Sincofarma promove curso de Vacina do ICTQ e traz pessoas de diversos estados



O Programa de Formação e Habilitação de Farmacêuticos em Vacinação aborda a importância deste serviço em farmácias e drogarias.

O curso foi repercutido em outros estados, trazendo participantes de Minas, Amapá, Mato Grosso e Bahia. Conversamos com alguns deles, que discorreram sobre o assunto.

 

Da responsabilidade do ICTQ – Instituto de Ciências e Tecnologia de Qualidade, considerado o único no país com o credenciamento do MEC e do CFF, e organizado pelo Sincofarma/SP, o curso de Formação e Habilitação de Farmacêuticos em Vacinação abordou o desenvolvimento das habilidades técnicas que proporcionam ao farmacêutico a planejar, implantar e executar os procedimentos de aplicação de vacinas em farmácias, de acordo com a Resolução nº 654.

Ministrado pela experiente profissional da saúde, Dra. Giovanna Dimitrov, o curso foi uma grande oportunidade para as farmácias se adequarem para o serviço de vacina.  Além dos tópicos abordados na parte teórica e prática, foi abordado sobre a importância da vacinação.

Nesta matéria iremos falar da conversa com duas farmacêuticas que viajaram muito para chegar até São Paulo: Macapá e Minas Gerais.

AS FARMÁCIAS SERÃO GRANDE POLO DE AJUDA PARA RESOLVER O PROBLEMA DAS VACINAS:

No dia 10 de abril começou a campanha de vacinação contra a gripe em 2019, na última quarta-feira, dia 15, foi divulgado o balanço do Ministério da Saúde, mostrando que 56% do público-alvo tomou a vacina da gripe este ano. A duas semanas do fim da campanha, o estado de SP já registrou 11 mortes por gripe antes do período do ano em que a doença se torna mais comum.

A participante do curso que o Sincofarma organizou, Lídia Maria Nevez Muniz, do Vale do Rio Doce, da cidade de Governador Valadares – MG, é formada em farmácia, com pós-graduação em farmacologia clínica e atenção farmacêutica, é RT da drogaria onde trabalha e faz toda a prestação de serviços farmacêuticos. Responsável pelos medicamentos e todas as partes burocráticas da farmácia, Lídia nos conta que o exercício de vacinação em farmácias e drogarias ajudará muito às pequenas cidades, como a dela, que possui tal serviço de forma escassa. “Esse serviço é muito interessante, principalmente na minha cidade, que só tem uma clínica que faz. E agora que há possibilidade das farmácias fazerem vai facilitar muito a vida de toda população, pois como a cidade é pequena muitas vezes falta o serviço de vacinação nos postos de saúde e com isso a pessoa terá mais facilidade em ir até a farmácia se vacinar”.

Amanda Fernandes Medeiros, farmacêutica de Macapá – AM, realiza os serviços prestados de atenção farmacêutica na Rede Farmácia Popular, onde trabalha, como aferição da pressão arterial, consultoria, teste de glicemia capilar e colesterol, aplicação de injetáveis, além de atendimento ao público no balcão. Amanda foi convidada pelo proprietário da farmacia para vir fazer o curso em São Paulo e levar o serviço de vacinação para sua loja. Ela pontua o desafio que é para o farmacêutico administrar e aplicar a vacina, além da vantagem de a população ter acesso mais fácil ao serviço, tornando-se um benefício para ambos. “Eu acho o serviço bom, inovador e um desafio para a gente, porque temos que nos capacitar muito para levar às drogarias. É realmente muito válido, pois só têm a acrescentar, tornar mais acessível à população e fazer com que eles se conscientizem da importância da vacina. Ou seja, nós temos a ganhar também, junto com eles”.

As farmacêuticas enxergam o serviço de vacinação dentro das farmácias de forma vantajosa no que se refere a adesão da população. Elas acreditam que o apoio à informação, além do fácil acesso, ajudará muito na aceitação em se vacinar. “Eu acho que aumentará o índice de adesão sim, ainda mais com a gente fazendo um esclarecimento melhor, explicando às pessoas a importância da vacinação, como a gente aprendeu hoje no curso. Principalmente nas farmácias que são os primeiros lugares que a pessoa vai em relação a algum sintoma e esclarecimentos de dúvidas”, declara Lídia. “Nós vamos prestar esclarecimentos à população e tirar dúvidas, quebrar uma série de protocolos, paradigmas e opiniões erradas que as pessoas têm sobre as vacinas, então acho que será muito bom”, pontua Amanda.

UM NOVO CONCEITO DE SAÚDE

A Rede de Farmácia Popular, onde Amanda trabalha, já está com sala de Atenção Farmaceutica praticamente pronta para realizar o serviço de vacina. A empresa Ponto Care foi a responsável pelo combo de todas as necessidades, porque através desta franquia, conseguiu os moveis, os equipamentos, a câmera frigorifica, melhor preço nas vacinas, enfim, toda a estrutura necessária para já iniciar este novo conceito de saúde: serviço de vacina.

PROFISSIONAIS SAEM PREPARADOS PARA ATENDER A SOCIEDADE

As participantes finalizam recomendando o curso de vacinas e os demais que o Sincofarma/SP possui em sua grade e se preparando para atender aos profissionais das farmácias e drogarias em todo o estado de São Paulo e por todo o Brasil. “Gostei muito do curso. Eu fiquei impressionada, pois a estrutura é muito boa”, diz Lídia. “Todos são muito simpáticos, a professora também é ótima, adorei a qualidade do curso”, completa Amanda.

O Sincofarma tem recebido diversos reconhecimentos pelo trabalho que vem realizando para atender aos profissionais da área. Vai além da sua representatividade com as empresas. A preocupação com cada profissional que atende o comércio varejista, tem a sua importância através dos diversos cursos disponíveis para capacitação e qualificação do responsável da área da saúde. Os alunos têm demonstrado cada vez mais interesse e estão fazendo dos cursos do Sincofarma tópicos nos seus curriculuns, que, inclusive, os certificados recebem a chancela da Universidade de Mogi das Cruzes – UMC.

O próximo curso de Vacina já está confirmado para os dias 20 e 21 de Agosto no auditório do Sincofarma. Fique atento que brevemente serão aberta as inscrições em nosso site.

Saiba mais sobre nossos cursos e confira nossa agenda no site!

Por Maíra Bergamo

Revisão por Angélica Saldeira

 

Fonte: Comunicação Sincofarma/SP


Compartilhe


Comentários