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Sincofarma/SP reúne parceiros para criar consultório farmacêutico em sua sede



Consultório tem o objetivo de promover excelência em atendimento, atrelada a tecnologia nos serviços de saúde.

 

É de conhecimentos de todos que os serviços prestados em farmácias e drogarias vão além do recebimento de receitas, manipulação e venda de remédios. A partir das Resoluções 585 e 586 do CFF e da Lei nº 13.021/14, é permitido aos farmacêuticos montarem seu consultório para prestação de serviços de saúde à população. Assim, dentro de uma farmácia, é possível receber suporte em serviços como avaliação da temperatura corporal, nebulização, inalação, aferição de pressão arterial e outras orientações em geral.

João Guilherme Torres, farmacêutico e especialista prático em gestão de consultório farmacêutico e diretor da PontoCare, empresa de serviços de saúde tecnológicos, conheceu Sr. Natanael Aguiar Costa, Presidente do Sincofarma/SP, em uma palestra sobre saúde em Ipatinga/MG, e por suas ideias em comum, ligadas a excelência em atendimento, saúde e tecnologia, decidiram firmar a parceria que trará inovação dentro dos serviços oferecidos pelo Sincofarma/SP.

EMPREENDEDORISMO

Segundo João Guilherme, o conceito do empreendedorismo é sempre inovar. “A gente têm que estar sempre se reinventando. Mas como fazer isso na área da saúde?”. João, que já participou da implantação de mais de 70 consultórios espalhados pelo país, acredita que deve haver uma reinvenção no modo de ser atendido, pois o atendimento precário nos postos de saúde do país não condiz com o que a área de saúde realmente necessita. “Saúde não é isso, saúde é bem estar”, ele afirma. E, para isso, a excelência em atendimento, atrelada a tecnologia e preços acessíveis fazem diferença. “Todos os serviços são cobrados com um valor muito acessível, dependendo dos fatores de acesso ao público. Como não existe um consultório igual ao outro, os resultados devem ser buscados, tentando entender quem é o público, para atendê-lo da melhor forma possível. Assim, ter preços assertivos e não fixos. Cobrar para cobrir os custos e os lucros vêm com resultados”, exemplifica João.

TECNOLOGIA

Ele também pontua a tecnologia como um dos principais fatores para atendimento ao público na saúde. “Utilizar a tecnologia a seu favor é observar qual problema do paciente é mais emergente para atendê-lo. Assim, atender mais rápido e mais pessoas. Pois já não estamos mais trabalhando só com o varejo e, sim, na administração da saúde”, afirma João. “As experiências dos usuários hoje são atreladas a tecnologia e redes sociais, precisamos utilizar isso da melhor forma, com ofertas de serviços de saúde de forma tecnológica e profissional, dentro das farmácias”, ele completa.

PARCERIA

Previsto para o final de março, o consultório farmacêutico do Sincofarma/SP está trabalhando com os melhores parceiros para modernizar e promover excelência em atendimento nos serviços de saúde. Contando com 12 m² e dois ambientes para atendimento e serviços, o consultório conta com a CCP Info – empresa especializada em automação comercial e empresarial – para o sistema de automação; com a Metalfarma – empresa especializada em instalação de móveis para Farmácias e Drogarias – para mobília; com a Biotecno – empresa brasileira do mercado de refrigeração médico-científica – para refrigeração de vacinas; e com a MedLevensohn – distribuidora especializada em produtos para saúde – para os equipamentos.

Roberto Olivares, diretor comercial da Biotecno , acredita que a área de farmácia está readquirindo o seu espaço na saúde, “Os farmacêuticos estão retomando o seu devido lugar na conjuntura de saúde do Brasil e prestarão um enorme serviço à população. Então, será muito bom e esperamos que os farmacêuticos sejam os agentes de saúde mais bem remunerados e mais preparados”, diz o diretor.

Regis Rodero, diretor comercial da Metalfarma , crê ser fundamental para o Brasil esse suporte, “A gente costuma falar que a saúde brasileira não anda ‘bem das pernas’ e esta é uma oportunidade de avançar de forma muito rápida e evoluir muito o atendimento e atenção do consumidor brasileiro. Fundamental e muito importante para o momento”, afirma Regis.

Frederico Theobaldo, representante comercial da Medlevensohn – , diz que a empresa vê o consultório farmacêutico com muita importância, “Porque ele é uma oportunidade para utilização dos nossos produtos, oferecendo à população uma forma rápida e segura de fazer uma triagem numa série de doenças. Então, vemos isso com muita importância e nos inserimos como fornecedor de tais produtos”, conclui Frederico.

Massami Pereira, proprietária da CCP Info, conta que já conversou com clientes sobre o consultório e que a expectativa é grande. “As drogarias de bairro atendem muitos pacientes e necessitam de consultoria. A possibilidade de um consultório de serviços, com sistema para acompanhar os pacientes, irá agregar muito mais”, ela completa.

“Eu acredito que nós vivemos hoje no Brasil um processo evolutivo natural no caminho das farmácias e drogarias. E associado ao cenário que temos de saúde nacional e vendo a capilaridade que as farmácias têm no acesso à saúde da população, eu vejo essa oferta de serviços de saúde e essa assistência primária dentro das farmácias como um divisor de águas e uma mudança no conceito de saúde que o Brasil tem. Eu sou extremamente otimista e acredito que o futuro nos resguarda bons resultados nesse sentido, finaliza João Guilherme Torres.

 

Por Maíra Bergamo

 

Fonte: Sincofarma/SP


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