Vacina da Pfizer poderá ser armazenada em câmaras científicas 2 a 8 graus por até 31 dias



A ANVISA autorizou o armazenamento da vacina da Pfizer/BioNTech por até 31 dias em câmaras científicas com temperatura entre 2°C e 8°C.

 

A aprovação representa um grande passo no acesso ao imunizante, pois facilitará a logística de entrega e aplicação das doses em todo o Brasil. O mesmo aval já havia sido dado pela Agência Regulatória dos Estados Unidos FDA – Food and Drug Administration e a Agência Europeia de Medicamentos – EMA.

O pedido de alteração foi enviado à Agência no dia 21 de maio. Para aprovar as novas condições de conservação, a equipe técnica da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina. Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração.

“A mais recente autorização da Anvisa abre portas para ampliar a imunização contra a covid-19 com a vacina da Pfizer/BioNTech. É muito gratificante saber que os mais de 5,5 mil municípios brasileiros terão a possibilidade de receber a nossa vacina”, disse em nota Márjori Dulcine, diretora médica da Pfizer Brasil.

Armazenamento em câmaras científicas

Muitos meios divulgam que a vacina poderá agora ser armazenada em “refrigerador comum”, o que é um erro de terminologia. A geladeira comum, ou doméstica, não é um equipamento adequado para conservação de vacinas e o uso para este fim, inclusive, é proibido pela ANVISA. Vacinas devem ser conservadas em câmaras científicas. Mesmo com a temperatura entre 2°C e 8°C, o equipamento que armazena as vacinas precisa ser uma câmara científica. O imunizante da Pfizer possui prazo de validade de seis meses quando armazenado em ultrafreezers a cerca de – 70°C. Dentro do prazo de validade, é também possível o armazenamento por um período único de até duas semanas a aproximadamente -20°C, e agora por até 31 dias em temperaturas de 2°C a 8°C. O Brasil recebeu na última quarta-feira, 26, mais 629,4 mil doses da vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech.

 


 

Para contato comercial com a Biotecno:

Representante Daniel: Whatsapp(11) 98809-2877

Tel: (1) 114810-9980

Fonte: Biotecno


Compartilhe


Comentários